Folclore brasileiro

Pintura de Almeida Júnior retratando um casal pobre e interiorano cantando ao som da viola. O homem é um caboclo e a mulher é uma mulata, e praticam um dos entretenimentos mais apreciados no período colonial e ainda hoje no interior do Brasil, uma tradição musical de raízes milenares. A imagem é uma boa ilustração das origens multiétnicas, multiculturais e populares do folclore brasileiro.

O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de 100 anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970, o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.

Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para as culturas portuguesa, africana e indígena - o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação nacional e internacional, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy